Erupção do Kilauea ameaça milhares de lares no Havaí


Ao menos 10 mil pessoas foram aconselhadas a abandonar suas residências nesta quinta-feira (3) na principal ilha do Havaí diante da erupção do vulcão Kilauea, que tem provocado uma série de tremores de terra.

"O departamento de Obras Públicas verificou emissões de vapor e lava na cratera da subdivisão Leilani na área de Mohala Street", informou a Defesa Civil em sua página do Facebook.


 © Fornecido por AFP Foto do Serviço Geológico dos Estados Unidos mostra coluna de fumaça sobre o vulcão Kilauea, no Havaí, em 3 de maio de 2018.


Um funcionário da Defesa Civil acrescentou que na zona sob risco vivem cerca de 10 mil pessoas, e que a evacuação é "voluntária".

Especialistas da unidade de observação de vulcões do Serviço Geológico (USGS) estão na zona para avaliar a erupção, que começou por volta das 04H45 local.

Por volta das 10H30 da manhã, um terremoto de magnitude 5 ao sul da cratera Puu Oo gerou deslizamentos de rochas e seu potencial colapso para dentro, segundo o USGC.

"Uma coluna de fumaça de curta duração produzida por este evento se elevou ao céu e está se dissipando para o sudoeste a partir de Puu Oo", assinala o USGC, advertindo que as pessoas nesta direção "podem sofrer com a queda de cinzas".

As autoridades alertam que os risco da erupção em curso incluem "potenciais concentrações de gás de dióxido de enxofre", assim como explosões de metano que poderão lançar grandes rochas e fragmentos em áreas próximas arborizadas, provocando incêndios.

O governador David Ige convocou a Guarda Nacional e advertiu a população para que fique atenta às orientações da Defesa Civil.

"Por favor, estejam alertas e preparados para manter a salvo as suas famílias", escreveu Ige no Twitter.

Um centro local comunitário foi aberto para receber desabrigados pela ameaça, informou a Defesa Civil.

Comentários

Postagens mais visitadas