Charlie Chaplin- O Garoto (1921)





Título: O Garoto
Diretor: Charlie Chaplin
Ano: 1921
Gênero: Drama
Duração: 52 minutos



 



 SINOPSE:

Com “um filme de sorrisos – e talvez uma lágrima”, indicado logo nas primeiras legendas do filme, “O Garoto” é talvez o casamento perfeito entre a comédia e a emoção, e conta a história de um recém-nascido, abandonado por sua mãe (Edna Purviance), que logo é encontrado pelo Vagabundo (Charlie Chaplin), tornando-se assim uma figura paterna para a criança. Cinco anos depois, o pequeno John (Jackie Coogan) torna-se seu parceiro no crime, quebrando vidraças nas ruas para logo depois o Vagabundo consertá-las.

Entre as confusões e perseguições, a mãe do garoto se torna uma atriz bem sucedida e acaba por se arrepender da decisão de abandonar o garoto, onde os dois até se encontram – sem reconhecerem um ao outro – durante uma de suas caridades. E quando o garoto adoece e um médico vem lhe ajudar, este percebe que o Vagabundo não é seu pai e os entrega para as autoridades, onde os assistentes sociais decidem levar o garoto para o orfanato.

Nas cenas a seguir, o Vagabundo exibe em um espetáculo sem fala, uma de suas cenas mais marcantes, onde persegue pelos telhados da cidade a viatura que leva o pequeno John. Após brigar com os assistentes, consegue finalmente estar junto do garoto, que com lágrimas nos olhos suplica que possa ficar com ele e evitar a tão dolorida separação, que possivelmente reflete a vida tão sofrida de Charlie Chaplin ao se separar de sua mãe, Hanna Chaplin.

Comentários

Postagens mais visitadas