quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Funcionários denunciam fechamento da UPA Centro


Funcionários da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Centro, em Campinas, afirmaram que unidade será completamente fechada a partir do dia 1º de novembro. O TODODIA ouviu três funcionários da unidade que confirmaram o encerramento das atividades. A informação também foi confirmada por um membro do Conselho de Saúde, mas a assessoria de imprensa da administração Jonas Donizette (PSB) nega.
 
Na sexta-feira, a UPA Centro teve quatro salas interditadas pela Vigilância Sanitária por falta de "condições higiênico-sanitárias". A Vigilância solicitou um plano de adequação da prefeitura para ser feito em até dez dias.
 
"A proposta da secretaria (de Saúde) foi do fechamento total, decidido segunda em reunião solicitada de urgência pelo secretário em exercício", explica o conselheiro de Saúde do Distrito Leste, responsável pela UPA, Alberto Frazão. Segundo ele, a notificação do fechamento veio por e-mail enviado pela gerência da unidade e informava ainda que, no dia 1º haverá "as escolhas das vagas de remanejamento da equipe conforme necessidade das unidades".
 
Um funcionário do local disse que as informações já foram passadas aos servidores, que estão "preocupados, sem saber o que fazer e para onde vão". "A prefeitura está negando para todos os veículos de comunicação. Mas pra nós já foi informado que será fechado", disse outro funcionário. Temendo represálias, dos dois pediram para não serem identificados.
 
Segundo a enfermeira Carmen Silva, a proposta de fechamento é da Secretaria de Saúde e não conta com apoio dos servidores. "Na realidade a gente quer providências no sentido de dar condições adequadas e não que feche. Vai prejudicar toda a população".
 
De acordo com Frazão, a UPA comporta cerca de 100 funcionários, entre médicos, enfermeiros e demais servidores, e atende 400 pacientes por dia. Com o fechamento, Frazão informa que pessoas que precisarem de atendimento devem procurar a UPA Leste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário